Blog da Cuplover
Minha
moda
Colunista
da vez
Vestidos
fofos
Elas
vestem sonhos

Você sabe tudo sobre estampas?

estampas-figurativas-cuplover-blog-

Hoje vamos falar sobre um assunto bastante técnico e muito útil: estampas! Esse post com certeza irá nos salvar sempre que pintar aquela dúvida sobre os diversos tipos de estampas e suas formas, tramas e texturas. Afinal, é sempre bom nos manter informadas na hora de realizar aquela comprinha fashion (principalmente se for online).

Depois de fazermos uma boa análise no que poderia ser legal estar compartilhando com vocês, montamos uma print list com algumas estampas pontuais, e é sobre elas que iremos falar hoje. Vamos lá?!

cuplover_arabesco

Vamos começar explicando rapidinho como funciona a produção dos tecidos estampados presentes nos vestidos e saias  que a gente tanto ama. Tecidos estampados podem ser produzidos através de 2 modalidades:

  • Cilindro

No processo cilíndrico, cada cor ganha um anel de metal exclusivo. Esses anéis são perfurados com o desenho da estampa. Quando a máquina gira, os cilindros aplicam a tinta no tecido. O processo é bastante demorado e, além disso, causa um grande impacto ambiental devido à poluição causada pela limpeza dos cilindros

  • Digital (o mais utilizado hoje em dia)

O processo de estamparia digital é semelhante ao de uma impressora de papel. Nele, a máquina imprime o desenho direto na base, do computador para o tecido. As cores são formadas pelos pixels dos jatos de tinta e por este motivo a liberdade de criação é imensa. Os tons e desenhos são reproduzidos fielmente, e o impacto ambiental desse processo é quase zero.

 

cuplover-estampas-figurativas-moda-brasileira-cuplover

O próprio nome já entrega tudo. São figuras com padronagens recorrentes distribuídas em toda a extremidade da base. Hoje em dia, na indústria da moda, você irá encontrar motivos figurativos como bichos, objetos diversos e o que mais a criatividade mandar. Os temas variam muito de acordo com a personalidade de cada marca. Aqui na Cuplover, por exemplo, os elementos da natureza e objetos vintage já viraram nossa marca registrada, a gente ama!

faixa_crimestampa-barrada-como-é-cuplover

Neste caso, as estampas mudam o sentido. Se na estamparia figurativa tínhamos padronagens recorrentes espalhadas por toda a base, no barrado as estampas são localizadas nas laterais do tecido, isso exige que o corte das roupas sejam feitos no sentido horizontal, utilizando as bordas e o centro. Assim nascem as saias e vestidos barrados que a gente tanto ama!

faixa_crimétnico-boho-estampas-cuplover

A estamparia étnica corresponde a padronagens que vão das bicolores às megacoloridas com boa dose de grafismo. Sucesso nos anos 1970, esse estilo resgata composições inspiradas nos índios americanos, nos povos astecas e nas tribos africanas. Cores e formas geométricas garantem a identidade visual dessa estampa, que hoje ganhou uma releitura moderna graças a vários detalhes e texturas que imprimem uma boa dose de estilo a qualquer produção.

 faixa_crim

estampa-cashmere-paisley-cuplover

Cashmere, também conhecida como Paisley, está deixando de ser a estampa da cortina da vovó para se tornar uma das estampas mais queridinhas do nosso closet! Originalmente uma lã macia feita a partir do pelo de cabras da região de Caxemira na Índia, o termo cashmere passou a ser associado no século 19 à estampa de folhas estilizadas e curvadas que eram aplicadas nos xales e túnicas indianas. Com a chegada dos tecidos e estampas à Europa, indústrias britânicas passaram a reproduzi-las em alta escala, curto prazo e baixo custo, e o padrão passou a ser conhecido também como paisley, que estourou na moda dos anos 70. Hoje a estampa volta em tecidos de base leve como viscose, algodão e poliéster.

faixa_crimfloral-estampa-moda-cuplover

Somos suspeitas quando se trata de estampas florais, porque somos fascinadas por elas! Em padronagens grandes, médias ou miúdas, os florais fazem parte do guarda-roupa feminino já há muito tempo. Ainda tão comuns nos dias de hoje, surgiram por volta de 1800, nos Estados Unidos, com a adoção das primeiras máquinas de estampar. Elas criam um visual refrescante, descontraído e bucólico, traduzindo perfeitamente a essência da mulher romântica e bem humorada.

cuplover_arabesco

Como você pode imaginar, são inúmero estilos e padronagens de estamparia, poderíamos passar horas falando sobre todas elas, mas o post ficaria chato. Então preferimos fazer essa seleção e aos poucos vamos trazendo mais informações para você. 🙂

Por falar nisso, você sabia que existe uma técnica para combinar várias estampas num look só? Siiiim, essa técnica é mais conhecida como print mix. Se você ficou curiosa e quer aprender  mais sobre essa técnica super divertida e criativa, é só CLICAR AQUI e baixar o nosso ebook gratuito que está recheado de dicas incríveis!

  • Para saber mais detalhes sobre como são produzidas as roupas Cuplover, é só CLICAR AQUI!

Conta pra gente o que você achou da nossa print list! Com quais destas estampas você mais se identifica, hein?

Beijinhos! <3

site_cuplover
Visite as tags , , , e fique por dentro de tudo sobre estes assuntos!
3 blusinhas fofas pra arrasar no dia a dia!
5 dicas bacanas para usar golinhas fofas
Millennials: Entenda tudo sobre a sua geração!