Blog da Cuplover
Minha
moda
Colunista
da vez
Vestidos
fofos
Elas
vestem sonhos

7 dicas infalíveis para não cair na "Black Fraude"!

black-friday-lojas-vestidos-fofos-comprar-cuplover

Essa semana é de muita ansiedade aqui no nosso clube. Sabe porque? Porque é a semana que antecede o dia mais esperado do semestre: a Black Friday!

Pensando nisso, criamos uma série de posts recheados de informações bacanas e muito conteúdo pra você realizar suas comprinhas de modo consciente, e principalmente, sem correr riscos. No post de hoje, vamos falar sobre assuntos bastante sérios que assombram a galerinha da internet nessa data.

Abaixo, as 7 dicas infalíveis que listamos para que você não caia na famosa "Black Fraude".

black-friday-cuplover

Você já está acostumada(o) a realizar compras em determinados e-commerces e deseja aproveitar os descontos oferecidos na Black Friday? A gente recomenda que, em média 15 dias antes do evento, você comece a fiscalizar os valores dos produtos nas lojas onde você deseja fazer comprinhas. Isso porque, infelizmente, no Brasil, algumas empresas aproveitam essa temporada para fazerem "maquiagem" nos preços, subindo os valores no início do mês e dando descontos exorbitantes na Black Friday. O famoso "tudo pela metade do dobro". Fiscalizar lojas onde você deseja comprar na BF é uma prática simples, e que vai te ajudar a realizar sua compras com confiança, satisfação, e o melhor, sem se sentir enganado.

black-friday-cuplover

Para ajudar a ter certeza dos valores dos produtos que você quer adquirir, crie uma lista de desejos com todos os itens e os valores normais dos produtos, depois você poderá conferir com os descontos oferecidos e ver se aquela loja realmente está fazendo uma Black Friday honesta.

black-friday-cuplover

O Reclame Aqui é um site que atende às reclamações de consumidores sobre compras realizadas em lojas (física e virtuais) que não atenderam suas expectativas quanto ao produto ou serviço oferecido, ou seu atendimento durante e após a venda. Muitas pessoas que compram pela internet costumam dar uma espiadinha no Reclame Aqui antes de fecharem seus pedidos. Isso ajuda a ter um parâmetro sobre a experiência que outros consumidores tiveram e o suporte que a loja prestou para ajudá-los a resolverem seus problemas. Basta acessar o site AQUI e buscar pelo nome da loja, se ela não estiver entre as listas de reclamações, é porque não existem queixas pertinentes a ela.

black-friday-cuplover

Todo e-commerce possui uma seção aberta ao público com os depoimentos ou pontuações feitas por pessoas que já compraram na loja. Nessa seção você encontra feedbacks sobre a qualidade do produto, atendimento, prazos de entrega, suporte online e o cuidado no envio. É sempre válido ler o máximo de depoimentos que você conseguir, pois isso irá te ajudar a ter uma visão da opinião de outras pessoas sobre aquela loja.

black-friday-cuplover

Outra dica legal é observar a relação que a loja tem com seus clientes nas redes sociais (Facebook e Instagram). Verifique se a loja mantem uma comunicação ativa com seus clientes e seguidores, e se ela está sempre respondendo às dúvidas geradas nos comentários. E principalmente, faça uma experiência você mesmo e verifique se a loja responde aos seus e-mails e dúvidas dentro do prazo limite de 24 horas. Isso significa que, se você tiver qualquer problema nos pós venda, a loja estará pronta para lhe dar todo o suporte necessário.

black-friday-cuplover

O site do Procon oferece uma lista esperta com todos os sites de compras que devem ser evitados por terem tido milhares de reclamações abertas no Procon SP, terem sido notificados, e não responderem ou não serem encontrados. Para visualizar a lista, basta clicar AQUI!

black-friday-cuplover

Para evitar práticas fraudulentas como a maquiagem de preços e falsos descontos, a câmara brasileira de comércio eletrônico (Câmara e-net), criou o código de ética para a Black Friday, e publicou uma lista com as lojas participantes que foram regulamentadas segundo as normas da cláusula. Portanto, é importante estar sempre atento aos e-commerces que possuem este selo, ele indica que a loja cumpre todas as normas do regulamento de boas práticas na Black Friday.

11_27 - Selo Black Friday Legal 2015 - Horizontal_positivo

Vale lembrar que este selo é concedido somente após a loja passar pelo processo de análise da câmara e-net. Todas as lojas com o Selo Black Friday Legal aderiram ao documento que estabelece normas de conduta e boas práticas comerciais durante a Black Friday 2015, focando respeito aos direitos dos consumidores.

cuplover_arabesco

A Cuplover Shop já se enquadrou ao regulamento da Câmara e-net e já está entre as lojas participantes da Black Friday Legal 2015. Para conferir todas as lojas participantes, acesse AQUI!

Segura coração, faltam só 3 dias para a Black Friday mais bonita da internet! <3

site_cuplover
Saiba TUDO sobre a Black Friday Cuplover
A Vencedora do Concurso Cultural "Era Uma Vez"
PROMOCUP, ativar!